Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]




CARTA ABERTA A GRETA THUNBERG

por sopa-de-letras, em 20.03.20

Minha querida



Greta Ernman Thunberg



quero dizer-te que já podes reformar-te.



Não sei se já sabes, já não vale a pena fazer greve das escolas pelo clima, simplesmente porque as escolas estão fechadas.



Chegou ao planeta alguém muito mais ambicioso e eficaz do que tu.



Chama-se CORONAVIRUS e, subtilmente conseguiu, em meia dúzia de dias, aquilo que tu, com tantas horas de palavreado e de viagens anti-poluição, não conseguiste... Parou o planeta !



Chegou silencioso, sem manifestações, sem algazarras, e está a dar ao ser humano , a maior lição de moral jamais observada.



Repara que em meia dúzia de dias, conseguiu pôr transparentes as águas de Veneza. Quem diria?!



Quem sabe se o Polo Norte ainda volta a ser o que era dantes ? Quem sabe se as águas dos rios voltam a correr para o mar límpidas e transparentes ?! Quem sabe se ainda conseguem salvar-se as espécies em vias de extinção?! Quem sabe se as florestas ainda voltam a ser os pulmões tão necessários à vida ?! Quem sabe...quem sabe....



quem sabe ?!



É implacável, é certo. Mata rápidamente. Talvez queira impor -se pelo medo, já que não existe outra forma das cabeças duras que povoam o globo, entenderem que é preciso cuidar do mesmo, e deixá-lo ás gerações vindoiras, tal como o encontramos.



É implacável e não é interesseiro...ricos ou pobres, de status elevado ou de baixo status..." lhe dá igual " .



Parece ser vingador, na grande maioria, mata os mais velhos, como se quisesse castigá-los por não terem sabido tomar conta do legado que lhes foi deixado , nem tão pouco passar aos mais novos uma mensagem correcta e firme.



Pois é, minha querida Greta, espero que não te sintas minimizada, pois aparentemente, os teus objectivos estão a ser atingidos.



Espero que estejas de quarentena...nada de manifestações, porque não pode haver ajuntamentos.



Lamento que tenhas sido destronada de " personalidade do ano de 2019 ". Esta coisa chegou exactamente no final do ano passado e é capaz de vir a ganhar o prémio de personalidade do século.



Não te esqueças...estás em casa mas não estás de férias, continua a estudar que ainda hás-de vir a ser alguém.



Até sempre



Maria

publicado às 08:58